livro]

Paradiplomacia e Interdependência: as cidades como atores internacionais

cover

Com prefácio do renomado professor Noe Cornago, expert internacional nos temas de cooperação internacional descentralizada e paradiplomacia, o livro revela a importância da atuação dos municípios na esfera internacional, para atração de investimentos e defesa de seus interesses locais, ao mesmo tempo que analisa as questões da soberania estatal, sob aspectos contemporâneos, em razão do fenômeno da globalização, lançando um olhar prático para a cidade do Rio de Janeiro, como estudo de caso.

Segundo o autor, “diferentemente de outras cidades brasileiras, o Rio primou por um arcabouço formal para estruturar a sua atuação e interlocução internacionais, atividades que têm se intensificado nos últimos anos, sobretudo nas últimas duas gestões administrativas”.

A obra ainda apresenta um raio-x da estrutura paradiplomática das capitais brasileiras, demonstrando que ainda há um vasto caminho a ser percorrido, mas com inúmeros ganhos para as cidades.  Com essa obra, André Aprigio espera poder contribuir com a troca de conhecimentos – teóricos e práticos – servindo como um ponto de partida para a conscientização da mudança de postura das cidades e de seus agentes políticos.

“Durante muito tempo, o Estado foi visto como uma espécie de cornucópia, de onde deveriam surgir todas as soluções para os problemas e anseios das sociedades. Principalmente em razão da crise econômica, as cidades devem assumir uma postura mais ativa na defesa de seus interesses e na busca de recursos externos”, afirma Aprigio.

É uma interessante leitura para os alunos dos cursos de Relações Internacionais, Direito e Administração, e para gestores e servidores públicos.

Para compras, visite:

Amazon Brasil

Para palestras, envie email para contato@andreaprigio.com.

 

Advertisements